segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

... CICLOS ...

   O sol nasce todas as manhãs e se põe à tardinha, repetindo um ritual há milênios.  A Terra gira em torno de si mesma e ao redor do sol, num ritual sagrado.  As plantas seguem um ritual de germinação da semente, crescimento, floração e maturação, respeitando o ciclo de cada uma.   O ser humano "germina" no útero materno, cresce, amadurece, envelhece e deixa o corpo físico, embora continue existindo.    Todos os dias, meses e anos, o mesmo ritual se repete, embora nem sempre você tenha consciência disso.  À sua volta, em todos os momentos, algo está em transformação porque a energia movimenta-se ininterruptamente, como parte do ritual da evolução.
   Acredito que a fase difícil de todos esses "rituais" seja o tempo de espera, quando você não está conseguindo viver no presente.   Até certo ponto fomos "treinados" para viver no amanhã, sempre pre-ocupados com aquilo que ainda não possuímos ou que os outros já conquistaram.    Muitas vezes tenho me indignado com a pseudo-necessidade de fazer as coisas porque a maioria das pessoas faz.  Outras tantas, me vejo andando na contra-mão mas com um sentimento de paz e liberdade que não consigo explicar - é nesses momentos que consigo ser eu mesma, seguindo meu coração, aqui e agora.
   No ciclo da infância, a pressa em conhecer tudo, experimentar tudo e usufruir tudo, nos leva a desejar crescer o mais rápido possível.    Na adolescência, a perspectiva do novo, do desconhecido e de sentir-se parte de um grupo, leva as criaturas aos extremos.   Já na maturidade, surge a necessidade de segurança (material e emocional) e as coisas que antes causavam deslumbramento, agora se tornam supérfluas porque a necessidade de sentir "os pés no chão" e a "cabeça nas estrelas" resultam no equilíbrio das emoções e no domínio dos pensamentos, ou seja, nesse ciclo é possível conhecer a tão sonhada "paz interior".
   Embora a maturidade represente um exercício de desapego e equilíbrio, é uma das melhores fases - depois dos 50 anos, no meu caso - porque é possível, depois de muito esforço e concentração, ver sem sofrer/assistir sem interferir.  Voltando ao início da frase: ... é possível ...  nem sempre é facil, principalmente em relação aos filhos - agora adultos.   A espiritualidade é praticada agora, vivenciada, porque foi uma escolha consciente, algo que brota do coração e se expande.  
   Hoje termina mais um ano... amanhã é outro começo, um novo ciclo!  As promessas são muitas, mas para cumpri-las é preciso direcionar a atenção para as metas, mantendo a imagem perfeita do projeto concluído e entregar tudo nas mãos de Deus.   
   Se você CUIDAR do seu pensamento (mantendo-o focado naquilo que deseja), do seu sentimento (nutrindo com alegria e gratidão o seu projeto), de suas palavras (verbalizando somente palavras positivas) e de sua atitude (agindo conforme seus pensamentos e sentimentos), então o paraíso se estabelece em seu mundo, os problemas surgem e são rapidamente solucionados, você não cria desarmonia e nem absorve as tristezas dos outros.    E eu desejo que seja assim... sempre!

Nenhum comentário:

Postar um comentário