sábado, 3 de novembro de 2012

SENTIMENTOS 




    Três situações:  Quando estou feliz;   em meditação;  concretizando algo e focando a atenção no projeto.
   O sentimento refere-se ao elemento água - setenta por cento de nosso corpo é água;  da mesma forma, nosso planeta se compõe de água em setenta por cento.   A água tem características semelhantes aos nossos sentimentos, talvez por isso seja difícil de conter, especialmente em seu estado líquido.  É essencial para manter a vida na terra e fazer germinar as sementes - nenhum ser vivo poderia sobreviver sem água por muito tempo.
   Considero a meditação imprescindível para acalmar os sentimentos, uma vez que ela me transporta para o meu interior, onde encontro a serenidade e o equilíbrio.   Um sentimento brota suave, tranquilo ou intenso, conforme o momento em que me encontro.   Geralmente, quando não "administro" bem um sentimento, a situação gera sofrimento porque "permito" que ele tome proporções que fogem ao controle.   E quanto mais lembro da situação, maior se torna o problema, alimentado pela minha atenção (que é o Poder Interior). 
   A nossa consciência estabelece parâmetros entre a nossa experiência e conhecimento e a experiência e conhecimento do outro.  Várias vezes me questionei a respeito disso: "Por que sempre temos que comparar as nossas atitudes, as nossas situações com os outros???"   Até onde vai a minha liberdade se eu continuo usando os outros como referência (moda, alimentação, lazer...)?  Uma pessoa que se julga livre mas que segue padrões estabelecidos por alguém que ela nem sequer conhece, poderia dizer que se ama?  Que tipo de sentimento eu deveria sustentar (manter) na maior parte do tempo, para que os meus pensamentos não seguissem desgovernados em busca de sensações ainda mais pesadas?   Como não sentir-se "alienado" do mundo pelo fato de não seguir a multidão que sequer sabe em que direção está indo?
   Quando consegui entender que o outro não sente da mesma forma que sinto e não pensa como eu - embora estejamos sempre certos, considerando nossas crenças e intenção pura - passei a sentir que no mundo existe um espaço que posso ocupar sem ferir ninguém.  Esse espaço poderia ser chamado de "não criticar nem julgar" porque cada um, segundo seu livre-arbítrio - atua da maneira que considera correta, levando em conta sua disposição em olhar para dentro de si e...  mudar!   A partir de então, posso "cuidar" dos meus sentimentos e passar a irradiar somente Amor.    A felicidade e o sofrimento são energias idênticas, colocadas em pontos opostos  e a melhor forma de lidar com isso é buscar o ponto de equilíbrio.  Quando a quantidade de água é a ideal, tudo flui em harmonia, as sementes germinam, as flores exuberantes cumprem o seu ciclo e as sementes são generosas, iniciando uma nova etapa.   O elemento água, assim com o elemento ar, são impregnados pela consciência humana e manifestam na forma, a qualidade e a intensidade de nossos sentimentos e pensamentos.
   Que a Luz, o Amor e a Vontade Divina estabeleçam o Plano Divino na Terra!
   
                              

Nenhum comentário:

Postar um comentário