quinta-feira, 25 de novembro de 2010

SABER E... FAZER

Existe uma enorme distancia entre "Saber" e "Fazer". É relativamente facil aprender, absorver novos conhecimentos e, usando apenas o intelecto, transmitir esses conhecimentos. Geralmente o ego (personalidade) está em busca de reconhecimento, de fama e poder, o que acarreta a necessidade de estar sempre "provando" superioridade (poder). Muitas vezes, emiti opinião que tomei "emprestada" de alguém (que, por certo sabia mais do que eu) e consegui, por algum tempo, a admiração que o ego exigia, embora o vazio interno permanecesse.

Depois de muitas "idas e vindas", leituras e re-leituras, cheguei à conclusão de que o intelecto apenas não preenche as exigências de uma mudança (reforma) interior. Até porque falar é facil... difícil é fazer! À medida em que se experimenta - na prática - o que se ensina, o conteúdo toma uma importancia tal que as mudanças vão acontecendo naturalmente - e acredito - o ser humano inicia seu processo de amadurecimento. A experiência transforma o conhecimento em algo possível, pois agregado ao sentimento, o saber vem carregado de vida, de emoção, de comprometimento e de verdade.

Alguém escreveu: "...feliz aquele que ensina o que sabe e pratica o que ensina..." Esse, realmente ensina porque aprendeu e incorporou esse aprendizado à propria vida. é o conhecimento revestido da experiência, algo que o outro "sente" possível de realizar. Seu pudesse dar um conselho, eu diria: procure fazer aquilo que gosta e acredita, porque o seu trabalho se tornará um hino de louvor à própria vida! Amor e Luz...

Nenhum comentário:

Postar um comentário